domingo, 6 de abril de 2014

Não Mereço ser Estuprada.

Depois que o IPEA publicou o resultado de uma pesquisa informando que, 65,1% do povo brasileiro acha que a mulher que usa roupas curtas merece ser estuprada, uma onda gigante de manifestações dando apoio a causa feminina tomou conta das redes sociais e da mídia com um efeito viral tão grande que o próprio órgão de pesquisa se viu forçoso a retificar... 

O órgão se desculpou dizendo que publicou o gráfico errado e que os percentuais corretos seriam de 26%. Índice ainda alto, ao meu ver... Mas, porém, toda vida, vamos meditar um pouco mais sobre o assunto?

Anos 40/50 uma jovem usaria decotes tão ousados em um trem ou bonde?
Shortinhos micro para ir ao trabalho ou lazer?

Deixa eu te contar uma coisa... Outro dia vi uma moça passeando assim em plena avenida principal de Belo Horizonte, cidade onde vivo... Não era roupa de ir ao clube não! Eu fiquei com vergonha por ela, juro! Os rapazes, olhavam e mexiam com palavras do tipo: Ôoo gostosa! - E ela adorando, achando que estava "Deusa" - Coitada de Coco Chanel nos dias de hoje!

Não há nada demais em usar um shortinho, uma mini saia, um top... tudo pode e deve ser usado, mas com um mínimo de compostura, já que a elegância se enforcou desde os anos 90. Elegância e a educação, porque por trás disso tem um barraco sem tamanho... Pra "causar" como dizem.

Ano passado, estava com amigos na feira hippie de domingo, tomando uma cerveja e jogando prosa fora... Uma "Deusa" desse tipo apareceu  com "azamiga" e ficaram me encarando, falando em voz alta, nitidamente me afrontando - o pior é que parecia que lia os lábios, a infeliz! - Tudo que eu conversava, bem baixinho, com meus amigos, ela respondia em alto e bom som lá do outro lado. Foi constrangedor aquilo. Muito mesmo.

Outro extremo: Fui a um encontro de amigos e funcionários de uma empresa que trabalhei em um sítio. Eu fui com a camisa do meu clube de coração e uma calça justa, do tipo skinning... Me perguntaram se eu era evangélica... Nada contra aos meus amigos evangélicos, aliás, tudo a favor, porque nesse mundo tão hostil onde tudo vira bulling, vestir-se bem, com recato é uma arte, e as evangélicas sabem dar exemplo disto.

Vestido curto, mini saia, shortinho, top, longos, longuetes.... Tudo tem seu lugar e nenhum deles mostram de fato o que você é, o que trás em seu coração. A dignidade da mulher não está no vestuário e sim em seu caráter e postura.

Não sou a favor desse movimento machista que surgiu de homens bulinarem as mulheres em ônibus e metrôs... Quero ver quando um grupo de mulheres resolverem contra atacar e se juntarem em grupo para fazerem o mesmo com eles...Irão ficar enojados como a gente? Surpresos? Ou pagarão de salientes e soltinhos, se esquecendo da boa e velha educação?

E por falar em boa e velha educação: Nada mais fundamental do que isso. EDUCAR. Em um pais que educação é um luxo e que mocinhas marcam brigas de rua por causa do "cara top" da escola, rolam no chão como duas malucas, saem a ponta pés e levam estiletes para o ringue de briga. São estes estudantes de hoje que ESTUPRAM a língua portuguesa com suas gírias incorretas e seus gestos "habituais" inoportunos.

Se o IPEA errou no resultado da pesquisa, eu francamente não sei... Diante de um quadro de horror que vamos nos submetendo e achando que é normal, não se pode esperar muito quando os sobreviventes vão trabalhar... E os sobreviventes, meu caro leitor, somos eu e você, que pagamos nossos impostos em dia e em dia cumprimos nossos horários de trabalho... 

Resta-nos "azamigas" fazerem sucesso em algum baile funck e criarem músicas de "ostentação". Mostrando que sensualizar nas fotos das redes sociais não basta, tem que ter drogas, armas, amor bandido, sexo fácil, peitos e bundas, e como se não bastasse, temos que vivenciar tudo isso como se fossem tão normais quanto acordar as 5:00hs da matina para ir trabalhar.

A pergunta que deixo é: Ostentar o quê? O vazio de nossa política pública que nas últimas décadas gerou jovens agressivos e com pouquíssima responsabilidade e cultura? Uma escola de baixíssimo nível que para cada professor que é aprovado em concurso é necessário um segurança na porta da escola?

A cada dia parece ser mais surreal assistir a programação da TV aberta brasileira do que os abusadores de metrô?

É... a vida não está nada fácil. Melhor me inscrever no BBB... Será que tenho alguma chance?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!