quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Medo do Natal.



E depois de uma ceia farta, presentes abertos, amigos ocultos tornando-se exibidos até demais por conta dos excessos de bebida.... É hora de juntar os ossos e sorrir para aquele parente que levou o amigo solitário para o almoço do dia vinte cinco.

Criançada em alvoroço com os brinquedos novos, cachorro correndo pela casa com as fitas e embalagens pela boca... Chuva que cai.... Vizinho inconveniente que coloca um som do tipo "pancadão" em último volume desde a noite anterior e começa a berrar alto para esposa questionando qualquer coisa sobre o churrasco que queima... Dá medo.

Dá medo pensar que o Natal se tornou esse Ode ao prazer de comer e beber como se o mundo fosse acabar, presentes cada vez mais caros e lembranças cada vez menos lembradas... Dá medo acreditar que aos poucos a tradição de uma celebração cristã vem se tornando um espetáculo de cores, sons e muitas tentações...

O Natal que ganha as praças, que une o povo num mar de luzes, sabores e sons... O Natal onde todos celebram a vinda do Menino Deus, abraçados no doce sonho de um Papai Noel que generoso a todos traz um presente, este sim, compartilha de alguma forma a compaixão e a fraternidade... Mesmo sabendo que o Patrimônio Público  é do povo e que somos nós que vamos pagar as contas de tantas luzes e enfeites.... O sonho nos une e nos liberta da escravidão das cifras.

E os votos de Boas Festas se torna tão corriqueiro que ligamos o automático. Desejamos ao motorista da linha de ônibus do nosso  bairro, ao caixa da padaria, ao gari, ao senhorzinho que passa em sua caminhada e que você nem sabe quem é... Mas é Natal, é simpático ser simpático!

Dá medo. Mas ainda é um medo contido, modesto... Desses que a gente tem quando criança e aposta no super herói que aparece no último instante e salva toda a humanidade.

Um super herói que mate o gigante da opressão, do descaso e da miséria. Que arrebente os grilhões que nos prendem a cegueira da avareza e do poder. Que com um único golpe elimine de toda a face da terra este ódio que se espalha e contamina a todos... Que como passe de mágica transforme todos os sorrisos e abraços em sinceros gestos de amor e bondade...

Talvez seja este super herói ainda menino (embora tenha 2013 anos!!!) e não tenha tido tempo o suficiente para crescer e nos salvar.... Enquanto isso, bem enquanto isso, fechamos os olhos aos desmandos, aderimos aos festivos votos de um "Feliz Natal!", acendemos as luzes da árvore de natal e comemoramos isso, compramos alguns medicamentos para má digestão, comemos e bebemos como se o mundo fosse acabar na Ceia, comemos como se o mundo fosse acabar no almoço de natal, abraçamos quem não gostamos com um sorriso amarelo no rosto enquanto desejamos de novo um "Feliz Natal!", damos lembrancinhas compradas as pressas e sem o menor crivo de escolha como se o presenteado fosse alguém tão especial que demandou "horas" do nosso tempo....

Dá medo.

Me lembrei da tia Isa e seus bilhetinhos... Essa sim, não teve medo!

Que Jesus nos abençoe, nos presenteie com o dom da gratidão. Que este presente seja compartilhado com todos que nos rodeie como uma mensagem de amor e carinho. Que nossa mesa seja farta e que esta fartura possa ser também compartilhada com os nossos irmãos mais desprovidos e que acima de tudo, tenhamos a certeza que desejar um "Feliz Natal!" tem de ser de coração, com orgulho, com sinceridade!

Boas festas e que Jesus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!