terça-feira, 14 de maio de 2013

Qual o segredo de uma amizade duradoura?

O que nos leva a criar vínculos com as pessoas?

Qual a razão de buscarmos em uma amizade uma personificação de nossos sentimentos, temores e esperanças?

Seria a amizade uma extensão de nós mesmos -  O nosso lado racional nos tempos de impermanência, ou nosso coração quando tudo ao nosso redor são pedras e dor?

Ah! Amizade e seus laços.... Tal qual presente que pouco a pouco, gradualmente, vamos aprendendo a entender como funciona, como pode ser útil, como soma em nossas vidas e sua longa duração se transforma em nossa jornada para o entendimento e desprendimento de valores e sonhos.

É singular a amizade. Nunca. Jamais é igual a energia, o sentimento e a razão que nos leva a criar um determinado laço de afetividade a uma pessoa e a outra. Cada laço é único e especial. Nó atado, laço feito e enfeite bem decorado para toda uma vida ou pelo tempo que durar.

Mas qual seria o segredo de uma amizade duradoura?

Em um momento bastante especial em minha vida, conheci uma pessoa que foi minha amiga, cúmplice, companheira de lágrimas e também de esperanças. Pequenina no tamanho, mas de um coração gigante, uma alma sincera, límpida e um sorriso de menina. Dessas pessoas que tudo reflete a boa criação e os bons exemplos vindos de uma família fortemente fortalecida em bases éticas e espirituais. Foi naquele momento, um dos laços mais lindos que pude fazer.... E era um momento de dor e de tristeza, não me caberia algo colorido, alegre, foi ela em sua generosidade e grandeza, que deu o tom, que me trouxe a realidade com o frescor que faltava....

A vida engrenou a roda e ela girou. Aquela amizade que nos unia de segunda a segunda foi se esvaecendo feito fumaça de incenso que leva para o céu a pureza dos sentimentos. Sem motivos, ou melhor, com todos eles, destes que a gente nem sabe o porque e o pra quê, cada uma seguiu seu caminho e encontrou seu rumo na vida. E a vida, agora, anos depois nos faz reencontrar virtualmente - Deu uma felicidade tão grande no coração, saber que ela está bem, saber que sua roda do tempo girou no tempo certo... sem atrasar ou acelerar seu coração... 

A vida é cheia de oportunidades de entendimento e auto conhecimento, nos mostra a cada instante que podemos mudar e mudar para melhor. Amizades que foram construídas com bases sólidas se fortalecem ao longo do tempo, sem medo de cicatrizes e pequenos arranhões, são como rugas que mostram a idade, são como marcas que mostram a profundidade de um sentimento e toda a verdade que se apertou naquele nó.

Uma vez, li em algum lugar que nó aperta e laço enfeita. Não é bem assim não.... Laço frouxo não fica tão bonito, não dura e nem embeleza tanto quanto um laço feito com a certeza que é para durar. E para durar é necessário dar o nó. Aquele aperto que te sacode toda e te faz mostrar a realidade quando falta a lucidez, aquele aperto do abraço que te enlaça no momento de profunda dor e tristeza, aquele aperto que te faz pensar e voltar a razão quando tudo e todos estão contra você.

É o aperto daquele nó feito no passado que fez durar ao longo de todo esse tempo o nosso laço. E olha que agora, depois de tanto tempo, que vejo o quanto a fita é bonita!

Obrigada, Claudia Maia pela sua amizade sincera e tão especial. Minha eterna gratidão, carinho e repeito.



Créditos do título e imagem:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!