quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Meditando sobre o Ego - Falando do fundo do coração...

Foto: ''Preste atenção, trabalhar no aperfeiçoamento de si mesmo, para que a perfeição dos outros não pode afligir você. ''

-RumiSabe aquele tipo de pessoa que nunca te olha nos olhos? Fala com você como se fizesse um comentário, ou tentasse "desculpar-se" por saber demais, mas com uma certa arrogância tenta ser simples?

Acho que todo mundo conhece alguém que diz estar falando do fundo do coração, mas na verdade está falando com o fundo do seu ego mesmo... Pessoas que se julgam necessárias, melhores, superiores, esclarecedoras, mas que em momento algum expressam necessidade de aprender com os erros e as armadilhas do dia a dia... Gente que, para ser sincera, parecem revoltados com todo mundo.

Não acredito que pessoas assim sejam felizes. Parecem eternos desconfiados, eternos interlocutores da sua personalidade, muitas vezes forte, muitas vezes confusa, e sempre, mas sempre mesmo, arrogante.

Me lembrei de uma frase antiga que ouvi muito de uma tia que é assim: "Meu coração está dizendo..." É engraçado como soa falsa esta frase quando era para ser justamente ao contrário! Se o coração diz, é porque há uma luz, uma vontade maior e perfeita que deveria agir como um caminho de interiorização, de adaptação de que algo está mudando... Mas para pessoas egocêntricas, esta citação parece mais uma propaganda enganosa de prestação de serviços. O coração é a acolhida da alma, é a morada do espírito, do nosso melhor sentimento... Se abandonamos nosso coração, o amor vai-se embora e toda emoção, toda intuição positiva vai junto com ele. É necessário prestar atenção sobre isso, para quando a gente dizer "Meu coração está dizendo...", dizer com vontade e clareza, ser sincero e entender que mesmo sentindo alguma dor ou revolta, o nosso coração terá que acender as luzes da casa para o amor ficar.

Durante um tempo, convivi com alguém que não deixava que as pessoas percebessem seus sentimentos. Discreto, agia como se qualquer elogio ou comentário fosse um caminho para invadir a sua privacidade e o seu mundo. Sua arrogância morava ali e eu acho que até hoje ele não sabe... Apesar de todos bons modos e sentimentos, acho que ele nunca tencionou, de verdade, viver as coisas do coração, sem necessidade de desarmar-se, de relaxar e esquecer por algum momento do seu ego e das opções impostas pela razão.

Ao dizer alguma coisa, seja do coração ou da personalidade, tenhamos o cuidado de observar antes se vai soar falso. O coração na verdade nada tem a falar porque ele é acolhida, é silêncio, é paz... A vontade, a personalidade é quem vai transmitir a emoção, ressaltar o que não se compreende... 

Cada um tem um momento certo de abrir o seu coração, mas para isso tem que interiorizar-se, buscar-se a si mesmo... Acho que para quem tem tantas resistências quanto ao outro e que se protege ao longo da vida, vai sentir-se meio perdido quando esse momento chegar, vai ficar confuso quando sentir que é hora de compartilhar seu mundo, seu destino... Mas quando conseguir tirar de seu ego todo o calor que possa dar, irá aquecer a todos ao seu redor, irá transformar-se a si mesmo, e lapidar-se no que de fato sente. E esse transformar-se a si mesmo é tão esclarecedor e lindo! 

Hoje, meditando sobre o ego, desejo a todos que, sintam-se amados, porque o amor está, o amor é. O amor se basta... Independe do nosso pensamento e ponto de vista. - É como uma radiação, uma energia... Que possamos, nós todos, rompermos nossos bloqueios e aquecermos nessa chama de luz clara, calma e curadora do Universo... Que possamos enchermos de paz e em paz irmos além de nós mesmos.

Experimente ascender. É divino!

No Dharma,

Cau Oliveira.

Um comentário:

  1. Mtu legal o testo Cau!

    E realmente é verdade!

    Hoje vivemos em um mundo que somos controlados pelo ego e pela personalidade, mas se você for parar para pensar o que é realmente está personalidade, você vai ver que não é nada mais que o ego se exaltando, de uma forma que você acaba esquecendo o que realmente importa para você, e começa a se proteger, se fechar para a vida, vivendo nas expectativas dos outros, se privando de muitas coisas pq pensa no futuro, (muitas vezes por coisas que aconteceram no passado ou até por sonhos), se fechando cada vez mais e vivendo coisas que vc acaba não querendo que tivesse acontecido.

    E se você for ver, a pessoa se esquece do momento presente... e acaba não vivendo, não se escutando.

    A vida vai passando e você não pode parar.. não pode se proteger de tudo...sua vida vai passando e vc não se escuta não curti, não vivi... e acaba deixando momentos maravilhosos acontecerem em sua vida.... a pessoa acaba vivendo em um tempo que ela não está, e será que isso é viver?

    As pessoas vivem cada vez mais em seus mundo imaginários e se esquecem do resto, esquecem de si..

    E quando sentimos aquela intuição ou falamos de coração é quando realmente estamos sendo nós mesmos. É você se chamando para o tempo presente, mas na maioria das vezes ignoramos este sentimento... e deixamos passar muito momentos que poderia ser felizes... deixamos de amar!
    e Amar principalmente a si mesmo.

    E uma das primeiras coisas que temos que aprender é Amar nós mesmos, no "agora", e não quando vc estiver com alguém ou quando tiver sucesso profissionalmente, ou o que for que vc projete para alcançar está palavra tão almejada!

    Afinal de contas Amar não é um estado de felicidade momentânea, é uma energia constate que anda com você onde você for,... você não pode encontra em ninguém se você não encontra-lo em si primeiro...

    Mas este assunto é tão longo, e um assunto sempre esta interligado a outro e a outro...
    Se continuar aqui vou escrever mil linhas e ainda vou ter coisas para falar!

    Mas enfim será que se sentir amado por alguém é o suficiente quando vc mesmo não se amam?
    E quando você se ama?
    é agora?
    ou quando realizar algum desejo? e este realmente vai ser passageiro, pq seus desejos nunca vão acabar, sempre vai ter mais um, e mais um....
    e vc vai ficando...
    vai deixando o seu ego sua personalidade levar sua vida,....
    e seu coração tenta te mostrar, aquela vontade lá no fundo que vc quer tanto fazer,
    e vc acaba não seguindo porque vc tem que conseguir alguma coisa antes.

    Realmente acho que devemos nos escutar mais, só assim realmente nos conhecemos e vivemos, e vivemos principalmente essa energia constante que é o amor.

    beijocas!
    Mi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!