quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Livres Para Voar... Minhas Divagações no Rio de Janeiro

Mais um passeio pela cidade maravilhosa e mais um parque para me deliciar com a flora e fauna nativa... Entre o verde da Mata Atlântica e hotéis, casas e avenidas, encontrei-me com espécies de tico-tico, canário da terra, coleiro, sabiás e tantos outros passarinhos... O calor explodindo em ardor de 43 graus em um verão que já se inicia quente; me encantei com as trilhas que me levariam inevitavelmente ao morro 2 Irmãos.

A liberdade tem seu preço. E acredite, para estes pequenos pássaros custa bem caro - No Brasil há uma lei que proíbe e condena quem caça ou mantem em cativeiro animais silvestres. Isso é crime previsto no código de Lei Ambiental (Lei 9.0605/98). - Embora estivesse em um Parque bem localizado e estruturado, vi que ainda há muito a se fazer em prol da natureza, aqui no Rio de Janeiro. Não encontrei bebedouros ou fontes para pássaros e os poucos nichos (?) de água estavam sujos e insalubres, talvez pela ausência de chuva, talvez pela falta de apoio do homem em direcionar seus esforços em criar pequenos bebedouros para os animais, no parque.... Mas, encontrei trilhas limpas, via para carros muito bem cuidada, totens com informação turística em vários setores, incluindo direcionamento para visitantes. Vi apenas um sanitário que infelizmente estava fechado... Horta orgânica: seca. Funcionários e seguranças bem treinados e educados.

Me senti liberta em vários momentos durante a minha caminhada no Parque 2 Irmãos. Enquanto caminhava me perdi em divagações sobre a liberdade de existir e no cativeiro que criamos em torno de situações, muitas vezes cotidianas... Como por exemplo. Ficamos presos a nossa rotina do dia-a-dia e muitas vezes deixamos de visitar, conhecer, alimentar-nos de emoção e recuperar em nós as asas que nos aproxima de Deus. Estar em contato com a natureza, inevitavelmente nos transporta a isso - Estar com Deus.

Aproveitei para iniciar meus votos para 2013. Meditar sobre meus propósitos e projetos para o ano vindouro e reconhecer em mim, todos os erros e acertos que vou deixar ficar neste ano e alguns talvez tentar mudar, consertar e quem sabe melhorar-me um pouco mais. Abracei de forma demorada e sonhadora algumas idéias.... Idealizar é como reconhecer logradouros dentro de si. Encontrar espaços que ligam você a um sentimento ou a uma nova ideia, um novo existir... E eu idealizei muita coisa boa e bonita para o ano que se aproxima...

A fome bateu forte e decidi descer a trilha e almoçar no Mirante do Leblon. - Assim, entre pensamentos, vertigens, suspiros para o mar sem fim, piscadinhas para alguns passarinhos, me vi livre para voar para braços seguros, para pousar em liberdade no coração de quem amo e reduzindo aos poucos as minhas chances de sobreviver em um mundo de tanta desarmonia e descrença...

No caminho de meus pensamentos e sensações, os passarinhos fizeram a ponte e o parque me emprestou a trilha, só isso. 

Caminhando... Passo a passo, chegarei lá.

Beijos de verão
Cau






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!