segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Educar-se. Fazer-se educar… Conscientizar

Ontem fui a um grande shopping na região nordeste de Belo Horizonte e por estar a pé, pela primeira vez usufrui da passarela que atravessa toda a extensão da Av. Cristianao Machado interligando um Hotel 5 estrelas e este shopping. Quase entrei em pânico ao atravessar aquela passarela. Pagamos um absurdo em taxas e tarifas de segurança e limpeza para passar por uma passarela que em toda sua extensão não havia um só guarda ou segurança privada. Cestos coletores de lixo somente nas calçadas e mesmo assim sem sinalização educativa ou qualquer identificação segura. E além de tudo muito distantes das vias de acesso. Em toda a passarela vi copos e garrafas descartáveis, papeis, guardanapos, espetinhos de churrasco e um desagradável mal cheiro de fezes e urina. Meu Deus! É isso que fazemos no chão de nossas casas? É isso que ensinamos aos nossos filhos? É essa a educação de qualidade que temos nas escolas e será essa a capital que vai sediar um evento esportivo de porte internacional? Vai saber… Antes de reclamarmos da segurança necessária que o pedestre tem direito, vamos nos conscientizar de fazer nossa parte também… Quem vai querer ficar naquela sujeira toda? Eu não ficaria. Tenho absoluta certeza que se naquele hotel luxuoso estivesse acontecendo um congresso ou qualquer outro evento, eles providenciariam segurança privada em alguns pontos da passarela. Mas para mim e para você que vai apenas tomar um capuccino e ver o tempo passar, esqueça meu bem, seu anjo da guarda será o seu guia. Hoje escrevo com uma tristeza infinita em dizer que o governo tem razão em cobrar taxas cada vez mais caras da gente. Pois somos um povo que não se organiza e não se educa. Parece que temos prazer em fazer o que sabemos que está errado. Sanitários públicos no shopping são limpos e gratuitos porque eu usei, e estão a disposição de todos, então não me venham com essa conversa fiada de que a culpa é do governo. Pode até ser, mas é sua também por sujar o que é seu. É minha também por me envergonhar e não poder fazer mais do que escrever. Não posso me calar. Me desculpem os ofendidos. Mas na minha casa, lugar de lixo é na lixeira e isso se estende para minha rua, meu bairro, minha cidade. Conscientize para poder cobrar. Faça a sua parte. Eu estou fazendo a minha e você? Foto: Da autora. Acervo digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... adoro ler o que você pensa!